A Nova Tubira - Dois anos da Jeffrey Store

11:00 Murilo Grilo 0 Comments




Há dois anos os patinhos pousaram na cinzenta Tubira com o sonho de levar cor, arte, música, sabor e amigos para a rua - transformar aquele espaço nobre, porém esquecido, numa rua conceitual, que respira e transborda cultura. O que era sonho hoje pulsa diariamente. Novos empreendedores chegaram, a arte está à vista de todos, a música é constante e o espírito carioca finalmente tomou conta da Nova Tubira.



Mais do que comemorar o seu aniversário, a Jeffrey Store quer celebrar essa nova rua e, no sábado, vai transformá-la em um grande parque para que famílias inteiras curtam o dia num delicioso jeito de viver carioca. Um palco especial vai receber atrações ao longo do evento. Os primeiros acordes virão de um quinteto de violinos da Orquestra Petrobras Sinfônica - que realizou o Concerto Secreto com a Jeffrey, um formato inédito no Brasil unindo uma cervejaria à orquestra, que rendeu o status de Melhor Projeto de Convergência Cultural de 2015 pelo Prêmio Profissionais da Música. Na sequência a Jeffrey tem enorme honra em receber uma iniciativa como o projeto da ONG Favela Brass Band, do inglês Tom Ashe, músico morador da favela Pereira Silva - que fica entre Laranjeiras e Santa Teresa - e ensina a 34 crianças da comunidade toda a base musical para que elas saibam ler partituras e tenham acesso aos instrumentos de sopro, tão raros em escolas públicas e privadas no Brasil, pelo seu alto custo. Sua ideia é misturar a cultura do samba ao Jazz e ritmos de Nova Orleans, dando a chance de emergir no cenário musical carioca um novo e criativo estilo. As crianças se apresentarão e depois o São Jorge Brass Band, banda de Tom, se junta ao palco. Parte da renda obtida das vendas da Jeffrey, Garagem Da Roberta e Steak Me durante o evento, será revertida à ONG para a compra de novos instrumentos, possibilitando que o sopro dessas crianças ecoe ainda mais alto para todos os cantos. 


Para representar as bandas de rua, a Jeffrey convida novamente o pessoal do Beach Combers, que tocaram na festa de um ano, sonorizando a Tubira com o melhor estilo surf music. Fechando o dia, os patinhos voam de volta à década de ouro do rock brasileiro, os queridos anos 80, e promove um encontro especial do público com a banda João Penca e Seus Miquinhos Amestrados - que depois de tantos anos, se unem em sua formação original exclusivamente para a festa. Nada melhor do que resgatar a cena de rock dos anos 80 e 90 numa revitalizada área do bairro onde nasceu a famosa banda.

Continuando nessa deliciosa mistura entre passado e presente, o constante carinho da Jeffrey com a rua e o bairro fica registrado em forma de arte - a Tubira hoje vive em constante transformação. Pensando nisso, convidaram o artista Carlos Bobi para fazer intervenções nos postes e meio fio que divide as mãos da rua. Essa nova arte se juntará à primeira empena recebida no bairro assinada pelo Acidum Project, herança da Jeffrey durante o FAL, evento realizado ano passado.

E se antes a rua era sem sabor, hoje a sua gastronomia já caiu no gosto do carioca e turistas. A Garagem Da Roberta, da melhor chef da américa latina Roberta Sudbrack, que está comemorando seis meses de rua, e o Steak Me, casa de churrasco especial - grandes amigos que hoje harmonizam com a Jeffrey da melhor maneira possível - se encarregam do menu com maestria. Além dos seus estabelecimentos, terão os seus foodtrucks no lado oposto da rua, garantido o máximo de conforto aos visitantes. A bebida, é claro, é responsabilidade dos patinhos, que prepararam surpresas: num bar especialmente montado para o evento, serão plugados seis chopes inéditos e exclusivos. Suas Niña e Red Pilsen também farão parte da grande festa.

0 comentários: