MADE chega à 4ª edição e ressalta a força do trabalho coletivo

17:03 Murilo Grilo 0 Comments

Feira dedicada ao design colecionável acontecerá entre os dias 8 e 14 de agosto no Jockey                                                           Club de São Paulo

imagem fonte: casa.abril.com.br



Primeira e maior feira de design-arte do Brasil, com patrocínio master do Bradesco Private Bank, a MADE (Mercado.Arte.Design) apresenta-se pelo quarto ano consecutivo na capital paulista, entre os dias 8 a 14 de agosto, no Jockey Club de São Paulo. O evento segue como o principal fomentador de conteúdo sobre o tema, unindo num só endereço marcas, galerias, exposições internacionais e a nova geração do design nacional, além de uma agenda diária de talks com a participação de grandes nomes do segmento.

Reafirmando o compromisso de trazer novidades a cada edição, este ano a MADE lança um novo conceito, batizado de Paper MADE - espaço onde o papel é o suporte criativo para todos os artistas. Além disso, a feira fechou uma parceria inédita com a Adorno Design Platform, um novo portal dinamarquês de e-commerce dedicado ao design colecionável, e que levará com exclusividade as peças dos designers para o mundo. Por fim, criou-se o Prêmio MADE de Inovação, mais um importante passo para o reconhecimento do design autoral, e que premiará os três melhores produtos de 2016, com troféu desenvolvido por Marcelo Rosembaum (eleito o designer do ano de 2015). Para tanto, a escolha será feita pelo juri do Conselho Consultivo MADE, formado por Maria Helena Estrada, Cláudia Moreira Salles, Marcio Kogan, Jorn Konijn e os novos membros Mauricio Eugênio e Corinna Sagesser, além dos curadores da feira Waldick Jatobá e Bruno Simões.

Para esta edição estão confirmados novos e grandes nomes do mundo do design: 

- 80e8 (SP) 
- Adorno Design Platform (Copenhague) 
- Alva (BH) 
- Ana Neute (SP) 
- Andrea Bandoni (SP) 
- Artemobilia (SP) 
- Artesol e Sep Verboom (SP + Bruxelas) 
- Bianca Barbato (SP) 
- Clube de Colecionadores do MAM (SP) 
- Caio Lobo (PE) 
- Carol Gay (SP) 
- Casa Castillas (SP) 
- Centro Universitário Belas Artes (SP) 
- Claudia Moreira Salles e Dpot (SP) 
- De Carvalho Atelier (SP) 
- Demian Quincke (BH) 
- Editora BEI (SP) 
- Eduardo Borém e Rosa Pink (SP) 
- Estevão Toledo (SP) 
- Estúdio Rika (SP) 
- Gabbo Torres (SP) 
- Gabriel Bueno (SP) 
- Galeria Nicoli (SP) 
- Jóia de Artista/ Talento (SP) 
- Get Lost (Curitiba) 
- Gustavo Bittencourt (RJ) 
- Humberto da Mata (SP) 
- Inês Schertel (São Francisco de Paula, RS) 
- Jorge Elmor (Curitiba)
- Juliana Vasconcelos (BH)
- Leandro Garcia (Curitiba)
- Leo di Caprio e Ana Moreno (SP)
- Lurca (SP)
- Melissa (SP)
- Murilo Weitz (SP)
- Nicole Tomazi (PA)
- Nolii/ Andrea Macruz (SP)
- O Formigueiro (RJ) 
- Omer Polak (Tel Aviv)
- Outra Oficina (SP)
- Papelaria (SP)
- Paulo Goldstein (SP)
- PAX.ARQ (SP)
- Persol (Agordo, Itália)
- Plantar Idéias (SP)
- Rahyja Afrange (SP)
- Re.de.sign (SP)
- Ricardo Graham/ o Ebanista (RJ)
- Roberta Rampazzo (Londres)
- Rodrigo Ohtake (SP)
- Rodrigo Silveira (SP)
- Suíte Design (SP)
- Tiago Curioni (SP)
- Vermeil (SP)
- Woo Design (Piracicaba)
- Yankatu (SP)

Design nacional, internacional e obras interativas 
A MADE trará designers nacionais e internacionais para envolver o público com instalações sensoriais e interativas. Os nomes responsáveis por instigar esses sentidos são: Superstudio (Itália), Eric Rieger para Melissa (Estados Unidos), Attilio Baschera e Gregório Kramer para Donatelli (Brasil). Além dessas, outras instalações que também estarão presentes são: (In)vasão para Persol (Brasil), Tok&Stok (Brasil), Contain-it (Brasil), Talento (Brasil) e Belas Artes (Brasil).

Com o objetivo de incentivar o trabalho colaborativo e a união das idéias para criação de novas artes, a MADE, em 2016, homenageará a Droog, grupo de design holândes coordenado pelo autor e curador Renny Ramakers. A empresa desenvolve novos conceitos e cenários para os produtos, espaços, eventos e ferramentas de comunição. Utilizam a beleza e a experiência com simplicidade, sempre com um toque autoral, mas respeitando as formas e matérias existentes. 

Talks:
Os talks acontecerão no Espaço Bradesco Private Bank, de terça a domingo, com número limitado de vagas. Um dos palestrantes já confirmados é Pascale Mussard, herdeira da Hermès, que falará sobre sua grife Petit h! que reutiliza as sobras das bolsas de couro, lenços de seda e de outros materiais como cristais, porcelana e vidro. Com essas matérias-primas, ela cria objetos de design, que usam também retalhos e peles da Hermès. Outros palestrantes já confirmados são: Droog, Superstudio, Jóia de artista/ Talento e Zesty Meyers. A programação completa das palestras e horários está disponível no site da feira: www.mercadodeartedesign.com

Informações do evento: 
Data de realização: de 08 a 14 de agosto de 2016

08/08 (segunda-feira) - Imprensa: a partir das 16h às 18h
Convidados: Das 18h às 21h

Horários: Terça a Sexta das 13h às 21h
Sábado das 12h às 21h
Domingo das 12h às 20h

Local: Jockey Club de São Paulo - Av. Lineu de Paula Machado, 1.173 (vallet no numero 1.263) - Cidade Jardim, São Paulo

Valor do Ingresso: Terça a Quinta: Entrada gratuita
Sexta a Domingo: R$20,00
Meia entrada para idosos e estudantes: R$10,00

Sobre a MADE -Mercado .Arte.Design
Surgiu em 2013 nos moldes de uma feira internacional de design high-end e de coleção, realizada anualmente na capital paulista. Organizada pela W/Design de Waldick Jatobá, durante o Design Weekend-DW!, tem como sócio Elcio Gozzo, curadoria adjunta de Bruno Simões e cenografia do Estúdio FM, do arquiteto Flavio Miranda.

Em abril de 2015, o projeto MADE estreiou internacionalmente com a edição "MADE a Milano", uma exposição de designers contemporâneos brasileiros realizada em paralelo à maior feira de design do mundo sendo este reconhecido como um entre os mais importantes do circuito.

0 comentários: