CONSTRUIR OU REFORMAR

18:00 Murilo Grilo 0 Comments



Quando geralmente compramos uma casa ou alugamos pensamos no imóvel como um todo e às vezes não paramos para pensar na dimensão interna e distribuições de cômodos.
Isso é um ponto chave, pois isso vai determinar uma reforma ou não, por exemplo, casa antiga tem muitos cômodos e isso quase sempre gera reforma, ampliação, junção de ambientes para novas funções etc.



Uma casa aluga é mais delicado o assunto, você não poderá alternar a casa, terá que se adaptar ao espaço e isso às vezes pode deixar o morador um pouco entediado, pois há o desejo de mudar o ambiente, mas não pode.


O importante é pensar em todas as possibilidades, se você irá mudar para uma casa nova e manterá os mesmos moveis que já tem, terá que medir o ambiente novo para ver se comporta seus moveis. Caso contrato a aquisição de novo mobiliário será inevitável.


No caso de casas alugas uma alternativa para poder mudar visualmente o ambiente é usar os recursos das cores, pintando os espaços, papeis de parede, aplicações, quadros e espelhos, são truques para transformar visualmente o ambiente e não alterará funcionalmente.


Abusar de iluminação, abajures, lustres, arandelas e pendentes são elementos de destaque e que faz toda a diferença dentro de um ambiente.


O estilo industrial está em alta, e já falei dele aqui na nossa coluna, é uma alternativa também para casas alugadas, pois você pode fazer as fiações superficialmente na parede, cobrindo com tubulações de ferro ou cobre remetendo ao estilo.

Além dos moveis e decoração que dá o toque final, mas lembre isso são truques visuais que utilizamos igual no nosso visual alteramos visualmente nossa imagem, cabelo, roupa etc., mas não a estrutura.


CUIDADO: Pintar azulejos é uma solução às vezes para evitar uma reforma, mas é preciso pedir autorização para o proprietário, pois não é possível retirar a tinta depois de seca.

DICA: Você pode negociar com o dono do imóvel uma possível reforma, caso ele concorde pode gerar um desconto no aluguel, em troca de um beneficio para o imóvel. Mas lembre o proprietário não é obrigado a aceitar.

Já em uma casa adquirida, pense que provavelmente terá uma reforma e será quase inevitável a mesma, uma vez que você irá querer transformar aquela casa antiga em a casa do seu sonho.


Então pense na sua estrutura, se comportará uma nova reforma, se sua base está solida, veja também se ela comporta uma reforma de integração de cômodos, caso contraria você terá uma decepção com a casa comprada.

Pense em todos os pós e os contras, pois essa casa adquirida será sua casa dos sonhos, então cuidado para não ser a casa dos pesadelos.


Já para construir pense no terreno, esse é o ponto principal, antes de comprar pense se a dimensão do terreno comportará a casa que sonha, pense em todas as possibilidades, nesse momento você também pode consultar a opinião de um arquiteto, pois às vezes o seu sonho não cabe naquele terreno, se tornando também um pesadelo, então o ponto principal é o terreno, pois a casa será construída posteriormente e será como você planejou se pensar na dimensão do terreno antes.



Sobre Murilo Grilo:
É consultor de imagem e apaixonado por moda e arquitetura. Comunicativo e carismático, o paulista, que é arquiteto de formação, já trabalhou com Alexandre Taleb e foi membro do Association of Image Consultants International (AICI), a mais expressiva associação de consultoria de imagem mundial.

Buscando formação profissional, Murilo Grilo especializou-se em consultoria de imagem com a renomada Illana Berenholc, e, atualmente, atende ao mercado corporativo onde presta consultoria de moda para empresas, agências de modelos e noivos. Seu talento mescla o contemporâneo e ultrapassa os variados estilos, tudo com um único propósito: melhorar a credibilidade, autenticidade, autoestima das pessoas através da imagem pessoal.

Requisitado pela Ordem dos Advogados de São Paulo (OAB), ministrou a palestra “Construindo uma Imagem de Sucesso na Advocacia”.

Murilo Grilo tem um quadro na TV, na Rede Família, sobre comportamento masculino, moda e tendências, dentro do programa Tudo Posso, apresentado por Maria Cândida Rafael Faria.

É colunista semanal do jornal, A Semana Vanguarda, onde escreve sobre moda masculina, feminina e decoração. Em seu site, Estilo Man, (www.estiloman.com.br), Murilo Grilo escreve diariamente e mantém uma audiência significativa e um público cativo, há 7 anos.

Murilo Grilo também realiza projetos de arquitetura, ambientações de eventos, projetos arquitetônicos e designer de interiores. Atualmente, conta com seus projetos publicados na revista, Construir Mais por Menos.



0 comentários: