ÁRVORES DE NATALEM 10 PASSOS

18:00 Murilo Grilo 0 Comments



Vamos falar de decoração de árvores de natal, mas você sabe o porquê de enfeitarmos uma árvore no natal? Sabe como essa tradição surgiu?

* (Confira no final da matéria os depoimentos de vários leitores sobre suas arvores de natal)


A famosa árvore de Natal, o pinheiro, já fez parte do cenário do nascimento de Jesus e há diversas explicações para o seu uso.



Pesquisando sobre o assunto, destaquei algumas considerações importantes, segundo o site Mundo das tribos: [...a árvore é usada bem antes do nascimento do menino Jesus, já que surgiu em torno do terceiro milênio a.C. Ela era vista pelos povos indo-europeus como o símbolo da fertilidade da mãe natureza, Deus supremo para eles. Com os anos esse povo foi se expandindo pela Europa e principalmente pela Ásia sempre rendendo culto a essa divindade.
O motivo da escolha do carvalho é que ele era considerado uma árvore majestosa e resistente. Já o uso de objetos para decorá-la surgiu do seguinte costume dos povos: eles colocavam enfeites para atrair o espírito da mãe natureza.
Outra teoria aceita é a que a árvore surgiu do costume dos romanos, que penduravam máscaras de Baco, o rei do vinho e das festas, em pinheiros para comemorar a festa de Saturnália, que tinha sua data coincidindo com o Natal. Já a tradição moderna, na qual enfeitamos uma árvore com luzes e diversos enfeites teve início no final do século XIX na Inglaterra, França e Estados Unidos. Com o tamanho do sucesso deste símbolo que significa a prosperidade e fertilidade ele começou a ser cultivado em países de tradição Espanhola e na América Latina].

Hoje em dia usamos a árvore simbolicamente para representar o natal, e enfeitamos em forma de alegria, por ser o nascimento de Jesus.

Você pode optar pela árvore artificial ou a árvore natural, a escolha é muito pessoal.



Eu quando criança e ainda hoje, acho o natal mágico, especial e muito importante.

Dias de montar a Árvore de Natal: Segundo a tradição Católica é geralmente montada no final de novembro.  Nos Estados Unidos há o costume de preparar a árvore de natal logo após o dia de Ação de Graças que acontece na 4.a quinta feira do mês de novembro. Já o dia de desmontá-la tradicionalmente é no dia 06 de janeiro, Dia de Reis (celebrando a chegada dos Três Reis Magos na cidade de Belém).

* (Confira no final da matéria os depoimentos de vários leitores sobre suas arvores de natal)




A árvore clássica deve conter as bolas coloridas, pisca-pisca, enfeites do Papai Noel, festão de metalóide e a estrela de Belém no topo da árvore. (A estrela na ponta simboliza a mesma estrela que ajudou os Três Reis Magos a encontrarem o menino Jesus e levar para ele presentes).



10     PASSOS PARA DECORAR SUA ÁRVORE:



01 -TEMA:Escolher um tema para a sua decoração pode ajudar e muito na escolha dos enfeites , cores e estilo;

02- ÁRVORE: Pense que a árvore é sua tela de pintura e sobre ela você trabalhará, a escolha da árvore é muito importante, então escolha entre a árvore natural ou artificial (se sua árvore estiver desgrenhada é hora de comprar uma nova)
03 - CORES: Escolha as cores, pense com carinho, isso deixará sua árvore com um visual coeso.
Cuidado para não escolher cores que destoem muito do seu ambiente, tudo tem que conversar visualmente, tem que completar o ambiente inserido.

Cores clássicas: Verde e vermelho, no caso a árvore já é verde, então as bolas podem ser vermelhas, destaque com um brilho como o dourado ou prateado. Para o pisca, luzes coloridas ficam ótimas.
Cores frias: Nessa cartela de cores, sua árvore pode ser branca para imitar as cores da neve, ou uma árvore verde com efeito de neve, apesar de estarmos num país tropical, se usa muito. Nos enfeites, o prateado, roxo e tons de azul, cores frias no piscatambém são bem vindas.


04 – BOLAS : Combine diferentes modelos e formatos de bolas, texturas e estilos, você pode optar por definir dois tamanhos de bolas, um tamanho ou três tamanhos diferentes, contrapondo com os outros enfeites.


05 – LUZES: Se você carregou muito nos enfeites, escolha luzes pequenas, a luz acentua a árvore e não pode ser o item principal.


06- GUIRLANDA E LAÇOS: Escolha uma cor que combine com o tom escolhido para os enfeites, não exagere!


07 – ENFEITE NO TOPO: O enfeite no topo écomo se fosse a cereja do bolo, é importante e essencial,  você pode optar por uma estrela, laço, Sino, floco de neve ou cruz crista.


08 –CORDÕES E FESTÕES: Depende do estilo da árvore, às vezes ele fica sobressaindo mais que a árvore em si, nesse caso não use, lembre-se: menos é mais.


09 – DECORAÇÃO AFETIVA: Se você tiver alguma decoração afetiva, que faça parte da história do seu natal ou família, vale usar, se não na árvore, escolha um local para colocá-la, se preciso retire a decoração do ambiente e monte uma decoração temática especial.


10- CARTINHA NA ÁRVORE: Lembrando sempre do nascimento de Jesus, uma pitada de nostalgia é ótimo. Enfim, muito importante para aguçar o desejo e imaginação das crianças nessa época, uma cartinha de desejos na árvore é muito legal, afinal Papai Noel existe, certo?


* (Confira no final da matéria os depoimentos de vários leitores sobre suas arvores de natal)



Depoimentos de leitores sobre suas Arvores de Natal: 













0 comentários: