VERÃO 2017 - MILITAR

12:32 Murilo Grilo 0 Comments



Você sabia que muitas peças que está no nosso guarda-roupa hoje veio da indumentária militar, como por exemplo: gravatas, o trenchcoat, jaqueta bomber, lenço e o coturno.



Curiosidades:

O lenço usado no pescoço algum tempo atrás, conhecido como cravate, muitas vezes utilizado para estancar um sangramento, foi a inspiração para a criação da gravata.

Alguns elementos definem esse tipo de roupa, destacamos algum deles:

Elementos utilitários: Bolsos, gragonas, martingales, ganchos, presilhas, mosquetões, argolas, compartimentos, elementos funcionais das roupas militares e podem ser elementos estilosos em um look.



CORES: As cores que se destacam nessa influencia militar são: Verde Oliva, bege, marrom, cinza, marinho, khaki e algumas das cores mais comuns de se encontrar nas fardas militares e na maioria das vezes só a presença delas já servem para criar uma relação com esse estilo.
ESTAMPA: A estampa característica é o camuflado, mas cuidado, use com medida, de preferência apenas uma peça camuflada no look todo.


Matérias: Sarja, algodão, lona, gabardine, couro e nylon são matérias das vestes militares.

Insígnias: Símbolos, que destaca o militar, batalhões e patentes, ou algo que lembre as forças armadas, são elementos que contribuem para o clima militar, patches, bordados, estampas, plas de metal.

Roupas e acessórios



1 – Jaquetas ou casacos militares

São aquelas jaquetas com bolsos salientes tanto na altura do peito quanto próximos a cintura, dragonas nos ombros e, em alguns casos, martingales na cintura para ajustar a peça.

2 – Trench coats
Sua invenção a intenção era que os soldados ficassem aquecidos e secos nas trincheiras. É fácil de ser identificado, pois sempre apresenta abotoamento duplo, reforço no peito (na área onde se apoia o cabo do rifle), dragonas nos ombros, cinto no mesmo tecido do casaco, fivelas nas mangas e lapela larga que pode ser levantada para proteger do frio, além de uma fenda traseira, pensada para se caso algum oficial tivesse que montar um cavalo a peça não ficasse amarrotada na sela. Hoje é considerado um casaco tão elegante que é usado por cima de ternos.


3 – Calças cargo
Foram usadas pela primeira vez em 1938 pelas forças armadas britânicas. Os bolsos na altura da metade das coxas ajudam a levar todo tipo de equipamento militar.
As cores podem ser nos tons terra ou verde musgo, os mais descolados optam pelas estampas camufladas.

4 – Camisas militares

Teoricamente qualquer camisa com uma cor terrosa ou estampa camuflada seria o suficiente para identificá-la como tendo estilo militar, mas ainda existem modelos que pegam emprestado elementos como os bolsos “cargo” com abas fechadas por botões e dragonas.

5– Coturnos
Não há um calçado que faça maior referência ao militarismo que o coturno, seu jeitão forte que não deixa dúvidas sobre suas raízes.


6 – Jaquetabomber

As jaquetas bomber foram criadas para uso dos pilotos da força aérea durante a Primeira Guerra Mundial, quando os cockpits dos aviões eram abertos e era necessária uma jaqueta que mantivesse os oficiais aquecidos.


7 – Óculos aviador
Criados pela Bausch&Lomb nos anos 30, ficaram célebres quando o general Douglas MacArthurdesembarcou em uma praia nas Filipinas usando-os, ficando o momento registrado por fotógrafos dos maiores jornais da época. O formato de “gota” característico torna esses óculos de sol inconfundíveis, assim como sua ligação com o universo militar.


8 – Colete utilitário (travel vest)
Ocolete utilitário é cheio de bolsos, alças, fivelas e compartimentos, com forte influência militar que imitam os usados pelos snipers e soldados de elite que precisam carregar diversos equipamentos e tê-los sempre a mão.

9 – Cinto de lona

Existem diversos tipos de cinto de lona, mas aqui estamos nos referindo aqueles que tem fivelas pesadas de metal desgastado, alguns são ornados com ilhoses ou tachas e as cores seguem o padrão militar já citado anteriormente. 


0 comentários: