SPFW N43 In-Pactos

10:21 Murilo Grilo 0 Comments

A 43ª edição do São Paulo Fashion Week traz seis marcas novas ao calendário, além de                                              programação especial do Projeto Estufa.






MANIFESTO PARA UM FUTURO

Este é um chamado às pessoas para acordarem. Saírem da letargia de um passado sem volta. Um chamado para abraçar o novo e exercer novos pactos. O mundo é de agora para o amanhã.
Estamos diante de um novo ciclo, uma era de mudanças sem precedentes em todos os setores e que só tende a acelerar com os avanços exponenciais trazidos pelas novas tecnologias e suas implicações sobre sistemas e modelos de negócios.

Num mundo em transição, os desafios são locais e globais. Lidar com um cenário mutante e volátil, exige novos processos e estratégias, hábitos e comportamentos. A economia se reorganiza em novos sistemas produtivos. Oferta e demanda se relacionam intensamente a partir das tecnologias de informação e comunicação absolutamente incorporadas ao nosso dia-a-dia. A economia criativa se desdobra em economia compartilhada, de empatia e de afetos, colaborativa.


Na fronteira de diversos universos, reiteramos o poder da inovação. A moda, como expoente dessa economia, é um híbrido entre produto criativo, cultural, social e econômico. Mais do que nunca é preciso reconhecer a imaginação como recurso ilimitado, infinito, num momento em que outras noções de tempo e espaço abrem horizontes de possibilidades ao projetar futuros potenciais.

É necessário apontar momentos como agora de transformação que são rápidos e constroem o futuro hoje. Momentos disruptivos abrem janelas de oportunidades para quem tem coragem de se reinventar.


SPFW N43 In-Pactos

A 43ª edição do São Paulo Fashion Week traz seis marcas novas ao calendário, além de programação especial do Projeto Estufa

A 43ª edição do São Paulo Fashion Week (SPFW N43) acontece de 13 a 17 de março de 2017, no Parque do Ibirapuera - Pavilhão da Fundação Bienal sob o tema In-Pactos. Depois de anunciar a mudança de datas do evento a partir de 2017, o São Paulo Fashion Week inaugura nesta edição o novo calendário da semana de moda - agora em março e final de agosto, aproximando a passarela ao calendário do varejo.

As pessoas hoje querem falar de futuro, na moda e em todos os setores. E o futuro já é agora, está acontecendo nesse exato momento. É preciso se mover rapidamente e sintonizar com os novos tempos. O fenômeno das redes sociais e sua instantaneidade têm provocado uma avalanche de transformações no mundo. E a moda tem sido uma das indústrias mais impactadas por essa revolução.

Os desfiles são acompanhados ao vivo, minuto a minuto, por milhares de pessoas no mundo todo em multitelas. Em poucas horas, tudo já foi postado pela marca, pelo estilista, pelas modelos, pelo público, pelas editoras.

O consumidor não entende por que deve esperar quando pode comprar qualquer coisa em minutos, sem sair de casa, com apenas um clique. Com tudo transmitido em tempo real, live stream, câmeras 360 graus, Instagram, Snapchat, Facebook, Twitter, Google, YouTube e o que ainda está por vir, de fato, quando essas coleções chegam às lojas após seis meses não há mais novidade.

"Os desfiles são hoje mais importantes do que nunca porque, além de ser uma fonte direta de conteúdo e informação, são uma ferramenta de comunicação poderosíssima para gerar desejo e recall imediato de marca" afirma Paulo Borges, diretor criativo e idealizador do SPFW. "A mudança é inevitável. O que funcionava até ontem já não funciona mais. Estamos construindo o futuro e aprendendo juntos", complementa.

O evento conta com patrocínio de Natura, Iguatemi, ELO, C&A, Braskem, Miller, Mercedes-Benz, Pandora e TNT, além de parceiros institucionais e apoiadores como Prefeitura de São Paulo e SEBRAE.


Com 31 desfiles, que acontecem no prédio da Bienal e em locações pela cidade de São Paulo, o SPFW N43 traz seis novas marcas no calendário. As marcas Alexandrine com coleção assinada por Dinho Batista, as paulistanas A.Niemeyer, TIG e 2DNM, a mineira Fabiana Milazzo e a Sissa, nova marca de Alessandra Affonso Ferreira ex-Isolda. A Ellus comemora 45 anos com desfile especial, a Memo, marca athleisure de Patricia Birman dessa vez faz colaboração com Lilly Sarti e a LAB, estreia das mais faladas na estação passada, encerra o evento no dia 17. As marcas Adriano Martin, Green & Co, Jardin e PH Praia, que participaram da primeira edição do projeto Top Five, apresentarão suas coleções em desfile nesta edição. Realizado pelo IN-MOD em parceria com o SEBRAE Nacional, o Top Five é uma ação do convênio Contextualizar na Moda, que visa a inserção de pequenos negócios no segmento moda de alto valor agregado. 


Além dessas, outras seis marcas integram a temporada com desfiles no lineup do Projeto Estufa: Vale da Seda por Enéas Neto, Helen Rodel, LLAS, CA.CE.TE Company, Era, BEIRA. Lançado na edição N42 pelo São Paulo Fashion Week e C&A, o projeto é mais um espaço para dar projeção às reflexões em torno do futuro e do fazer diferente que o São Paulo Fashion Week historicamente fomenta. Com uma agenda que provocará discussões sobre mercado, design, novos materiais, processos, tecnologias e ideias, as conversas do Projeto Estufa serão abertas ao público. A programação acontece de 15 a 17 de março, na Fundação Bienal, no Parque do Ibirapuera e tem ingressos disponíveis a R$50 por dia. O propósito é impulsionar novas formas de criar, produzir e distribuir. O projeto é apresentado pela C&A e tem parceria do Sebrae Nacional, Natura e Braskem. 

CALENDÁRIO DE DESFILES:

SEGUNDA
10h Animale
13h Uma Raquel Davidowicz
17h30 João Pimenta
19h Lilly Sarti
20h Osklen

TERÇA
10h Vitorino Campos
11h Atelier Sissa
14h30 Ellus
15h30 Lolitta
17h Gig Couture
18h30 Two Denim
20h PatBo
21h Lino Villaventura

QUARTA
11h Giuliana Romanno
15h30 Isabela Capeto
16h30 Memo
17h30 Fabiana Milazzo
18h30 Apartamento 03
21h Ellus 2nd Floor

QUINTA
11h À La Garçonne
16h Cotton Project
17h Alexandrine por Batista Dinho
18h30 Juliana Jabour
20h Amir Slama
21h TIG

SEXTA
15h Ratier
16h A.Niemeyer
17h Sebrae Top 5 - Adriano Martin, Green & Co., Jardin e PH Praia
18h Reserva
19h30 Amapô
20h30 LAB


Programação Projeto Estufa


O Projeto Estufa é a plataforma criada para revelar novas formas de criar, distribuir e produzir, além de provocar diálogos e reflexões, inspirar e influenciar comportamentos e nasceu para ampliar possibilidades e coordenar movimentos que estão acontecendo em todo o mercado.

Durante esta edição do SPFW (nos dias 15,16 e 17), o Projeto Estufa promoverá conversas em torno de pessoas e iniciativas que estão quebrando padrões e trazendo novos olhares dentro dos pilares do projeto (tecnologia, design, sustentabilidade, novas matérias-primas e comportamento), e apresentará coleções de seis marcas selecionadas pelo Projeto.

Para a programação há venda de ingressos por meio do site: https://www.sympla.com.br/projeto-estufa__123515

15 de março
09:00 - Novos comportamentos, novos mercados com Renato Meirelles, Instituto Locomotiva
10:00 - Talk: Disrupção: futuro é transformar o presente com Marcelo Rosenbaum, Flavia Aranha e Wolfgang Menke
11:00 - Estratégias holísticas de sustentabilidade com Jeffrey Hogue 
14:00 - Desfiles: Helen Rödel + Vale da Seda por Enéas Neto 

16 de março
09:00 - Talk: Criação e tecnologia inspirando um mundo novo com Felipe Savone, Glicínia Setenaresk, Juliana Pirani e Nina Braga
12:15 - Talk: Moda, design, Inovação: Impactos Exponenciais com Matthew Napoli, Claudia Cappra e Alexandre Herchcovitch 
14:00 - Desfiles: Llas + Ca.Ce.Te

17 de março
09:00 - Emergências Criativas: A importância do Design na relação entre tecnologia e cotidiano com Olivia Merquior
10:00 - Talk: Novas narrativas e realidades com Caio Tulio Costa, Fabio Scopetta e Roberto Martini
11:00 - Viabilizar futuros a partir das novas economias com Lala Deheinzelin 
14:00 - Desfiles: Era + Beira 

FOMENTO AO EMPREENDEDORISMO 

Chegando a sua terceira edição, o convênio "Contextualizar na Moda", firmado entre Sebrae e o Instituto Nacional de Moda e Design (IN-MOD), oferecerá aos micro e pequenos negócios a oportunidade de realizar uma imersão no universo do alto valor agregado da moda. As atividades realizadas pelo convênio visam fomentar a abertura de novos mercados, inserir os pequenos negócios no circuito de moda mais importante do país e articula e fortalece a rede de parceiros, quebrando o tabu de inacessibilidade desse segmento para os pequenos negócios.

Para iniciar as atividades desta edição, o "Contextualizar na Moda III" realizará Missões Técnicas ao SPFW, de 14 a 17 de março, beneficiando mais de 200 micros e pequenos negócios que cumprirão uma agenda intensa pautada por três pilares de conteúdo: Visibilidade, Conhecimento e Networking. "Em 2012 criamos, em parceria com o Sebrae, o Contextualizar na Moda. Nossa intenção é ajudar as micro e pequenas empresas a descobrir como se tornarem mais competitivas e rentáveis, inspirando e fomentando a inovação e o design no Brasil e disseminando este conhecimento. Esperamos que os beneficiados com o projeto aproveitem a Missão Técnica e toda a programação que o convênio oferece para fazer contatos e expandir seus conhecimentos sobre o mercado", afirma Paulo Borges, criador do São Paulo Fashion Week.

MODA NOS CEU’S

Em continuidade à iniciativa de compartilhar conhecimento e experiências de economia criativa fomentadas pela semana de moda, o SPFW promove nova agenda de encontros, conversas e workshops em unidades dos Centros Educacionais Unificados, reunindo alunos da rede pública de ensino e comunidades. É um momento rico para compartilhar relatos e experiências e promover processos de autoestima e inclusão transversal a partir da diversidade. Este tem sido o mantra de transformação desde a criação do SPFW, balizando a expansão de sua atuação e seu alcance para muito além da semana de moda.

Agenda:

13/03
Local: CEU Uirapuru (R. Nazir Miguel, 849 - Raposo Tavares)
10:00 - Workshop/Encontro com o estilista Walter Rodrigues
15:00 - Workshop/Oficina de Beleza Viva Beleza Viva por Natura

14/03
Local: CEU Curuçá (Avenida Marechal Tito, 3452 - Jardim Miragaia)
10:00 - Desfile João Pimenta
11:00 - Encontro/Conversa com o estilista João Pimenta

MODA E A CIDADE

Abrindo espaço para apresentação da campanha Cidade Linda, o São Paulo Fashion Week apresenta exposição digital com registros fotográficos dos grandes símbolos da capital paulista e memória de como a moda brasileira vem ocupando a cidade em uma grande explosão criativa, com desfiles que redescobrem tanto os cartões postais tradicionais da cidade, quanto endereços inusitados da capital. 

Ainda em referência à campanha, cinco marcas foram convidadas a desenvolver artes transformadas na estampa de camisetas que interpretam simbolicamente a beleza de São Paulo. As peças assinadas por Amir Slama, Cavalera, ELLUS, Juliana Jabour e Ratier. 

A MODA NO Digital

Nesta edição o SPFW lança seu canal no Youtube, que trará os vídeos de todos os desfiles, além de uma cobertura especial do evento, permanecendo vivo entre temporadas com um vídeo inédito por semana. Além disso, o Facebook, Instagram, Twitter e Snapchat do evento trarão uma ampla cobertura, com publicação de vídeos de desfiles na íntegra no Facebook, além de todo o conteúdo do Projeto Estufa. Já para o Instagram o evento contará nesta edição com uma parceria especial com o fotógrafo Léo Faria, que é uma das principais referências na fotografia de Street Style e que cobre as principais semanas de moda no mundo. Para quem gosta de acompanhar tudo ao vivo, os desfiles também serão transmitidos pelo Instagram Stories e flashes do evento a todo momento no Periscope.

MODA É RESSIGNIFICAÇÃO 

E resíduos são insumos para exercícios criativos da moda. 

Pela quarta edição consecutiva do evento, a Focus Têxtil, uma das maiores empresas têxteis do Brasil, apoiará a maior semana de moda do Brasil. A parceria estará presente na cenografia do evento: mais de dois mil metros de tecidos da empresa serão usados para compor o cenário de toda a Bienal. Além disso, os resultados do projeto social Focus Design Visions, que teve curadoria de Walter Rodrigues, terão uma exposição própria durante toda a semana.

Realizada pelo IFT (Instituto Focus Têxtil), a iniciativa selecionou dez estudantes de moda e deu um desafio ao grupo: era preciso criar peças usando resíduos de tecidos da Focus. Segundo Walter Rodrigues, a palavra que norteou os estudantes foi "leveza". Ao lado da exposição, os visitantes terão acesso a um totem com QR Code que traz informações sobre a empresa e tecidos disponíveis para uso.

Para mais informações e novidades sobre SPFWN43 acompanhem as redes sociais do evento:

Facebook - www.youtube.com/SPFW 
Instagram - www.instagram.com/SPFW
Twitter - www.twitter.com/SPFW
Youtube - www.youtube.com/SPFW
Snapchat - SPFWsnap

Hashtags oficiais:
#SPFWN43
#SPFW
#projetoestufa

Mais informações para a imprensa:
MktMix Assessoria de Comunicação 
Leonardo Souza: leonardo@mktmix.com.br
(11) 3060-3640 ramal 3624
Luís Dolci: luisdolci@mktmix.com.br
(11) 3060-3640 ramal 3630

0 comentários: